Skip to content

Dia de esportes…

Fevereiro 3, 2009

Hoje vim trazer algumas novidades pra vocês… vou começar com a mais recente luta que estou praticando…

HAPKI-DO!!!

hapkido1

Isso mesmo, me inscrevi semana retrazada nesta modalidade de artes-marciais e pelo que vi até agora, gostei muito!

O Hapki-do, segundo eu mesma, é uma luta coreana, que engloba a maioria das artes-marciais orientais, tais como: karatê, kung-fu, taeken-do, entre outras. Consiste em uma luta para auto-defesa, ou defesa do próximo e não simplesmente luta para competição.

Você aprende golpes que, quando necessário no dia-a-dia, te livram de investidas de um bandido, ações de estuprador, brigas de rua, e até mesmo paqueras inconvenientes.

Eu já aprendi golpes que além de afastar um suposto inimigo, até poderiam tirar-lhe a vida! Obviamente que o Hapki-do não é utilizado para assassinatos, mas sim, é muito bom com relação a auto-defesa num país (ou cidade) tão violena quanto a nossa! (São Paulo). Nossa, mas porque o hapkido é tão violento, oh!? … não trata-se de ser violento, mas sim de ser inteligente, é uma luta que tem como principais alvos os pontos da ACUMPULTURA. Sim, pontos vitais do nosso corpo. Pontos de energia. (tipo kill bill e o pay mey). Você não age somente com raiva ou razão, mas sim com inteligência e vitalidade…

Numa mesma “luta” (ou confronto), você pode combater muitos inimigos, até mesmo dar uma de MATRIX e se defender de milhares de pessoas… rsssssssss… sério!

É uma luta que precisa ser impulsionada por instinto e por isso os golpes são treinados incansávelmente, para que esse instinto seja incutido no lutador.

=> E pras meninas que querem perder peso? O hapki-do é uma boa luta?

Lexa responde: Éhhhhhh

Primeiro que os alongamentos e aquecimentos são bem puxados, você tem toda um ritual para começar a lutar (ou treinar): Respiração, imposição de mãos, concentração, aquecimento de juntas, abdominais, polichinelos, flexões, entre outros.

Já num momento de luta, você movimenta o corpo todo, sem parar… desde a cabeça até os pés, LITERALMENTE! o Suor escorre pelo corpo deixando seu kimono toooodo molhado… além do que, no Hapki-do você tem muita, muita coisa pra fazer, como por exemplo CAMBALHOTAS… de todos os jeitos e maneiras possíveis e inimagináveis…

Veja os videos de algumas apresentações:

=> Ah, mas você tá falando ai que é uma luta pra defesa pessoal, então, eu sou homem, sei bater sozinho, não precisaria então dessa luta!

Lexa Responde: Aí, meu caro, é onde você se engana… no Hapki-do você aprende movimentos e golpes que nunca faria sozinho, além do que, com esses golpes vc pode (e vai) deixar seu adversário totalmente imobilizado, e dependendo do caso: MORTO!  Não são simplesmente murros ou ponta-pés infundados, existe toda uma técnica e estudo para a aplicação dos golpes!
hapkido2

No hapki do vc é classificado por faixas (assim como quase todas as outras lutas) separadas dessa forma:

  • Faixa Branca
  • Faixa Amarela
  • Faixa Amarela 1º Gup
  • Faixa Amarela 2º Gup
  • Faixa Azul
  • Faixa Azul 1º Gup
  • Faixa Azul 2º Gup
  • Faixa Vermelha
  • Faixa Vermelha 1º Gup
  • Faixa Vermelha 2º Gup
  • Faixa Preta
  • Faixa Preta 1º Dan (Instrutor)
  • Faixa Preta 2º Dan
  • Faixa Preta 3º Dan (Professor)
  • Faixa Preta 4º Dan (Mestre)
  • Faixa Preta 5º Dan
  • Faixa Preta 6º Dan
  • Faixa Preta 7º Dan (Chefe de Mestre)
  • Faixa Preta 8º Dan (Mestre Geral)
  • Faixa Preta 9º Dan
  • Faixa Preta 10º Dan (Grão Mestre)

Entre outras milhares de perguntas que você pode me fazer está: Onde posso encontrar um lugar para praticar o Hapki-do!

Realmente, não é uma luta que você encontra em qualquer esquina… mas com uma pesquisa mais detalhada e mais interessada, você pode encontrar associações da luta ou mesmo academias (de preferência licenciadas) que ensinem Hapki-do!

Abaixo selecionei alguns poucos sites que existem por ai para que você possa saber um pouquinho mais a respeito dessa milenar luta coreana!

Sites:

Fotos: http://1001esportes.blogspot.com

Lexa

3 comentários
  1. WILL permalink
    Junho 14, 2009 00:29

    Corcordo, tambem pratico hapkido… E por experiencia própia eu digo que é muito mais do que um estilo de luta, é uma arte marcial que te ensina para a vida em geral, desde um simples gesto até uma postura elevada, assim dizendo, em uma empresa de grande porte. Voce se torna outra pessoa, mais responsavel, educada, agil e SÁBIA!

  2. Julho 13, 2009 14:02

    Anian ha seio!!

    Também sou praticante de hapkido a quase 4 anos, sou faixa vermelha e digo que pretendo praticar a arte o resto dos meus dias!
    Adorei a forma como escreveram garotas! Realmente nao são ridiculas d ejeito nenhuuum!!! adorei o slogan tbm.. hahahah..
    Tenho um site para acrescentar aos seus endereços para que as pessoas possam encontrar academias pelo brasil inteiro.
    O estilo que pratico é o da I.H. F. (International Hapkido Federation) O estilo que hoje em dia, que detem o (Tche Dan Bobin) apoio e incientivo do governo sul coreano.
    No Brasil é representado pela SEMOKWAN e o site oficial é o http://www.semokwan.com.br
    Independente de estilo… parabéns a todos os praticantes desta arte que é muito completa!! Muito Ki-Hap para todos!! \o/\o/\o/\o/
    Kamisá hanmidá! ;D
    Anian hi ka seio!!

  3. Julho 13, 2009 14:19

    Corrigindo..

    http://www.semokwan.com

    Kamisá hanmidá!

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: