Skip to content

Boxe para mulheres, SIM!

Agosto 19, 2008

Duda Yankovich: Sérvia/Brasileira
Atleta campeã mundial de Boxe feminino pela (W.I.B.A.) – 2.006.  Invicta com 7 lutas profissionais.

 

Sempre tive interesse por artes marciais, mas achava todas muito paradonas, do tipo que o cara só fica fazendo treinamento, aquecimento e nunca ia pro ‘pau’… Daí conheci o Jiu Jitsu e achei que era totalmente o contrário do que pensava, muito contato, demais até pro meu gosto, era cabeça no meio das pernas, era bunda na cara, ahahah, um exageiro… daí conheci o boxe, e fiquei vidrada, mas na academia que eu frequentava não tinha a disponibilidade de mulheres praticarem, por conta do nível avançado dos alunos e a falta de uma outra mulher para poder treinar… ficou uma frustração enorme mas tudo bem… Há uns 4 meses fui pra minha academia atual e soube que ia começar a ter aulas de boxe, eu super me empolguei, fiz algumas aulas e amei, e exatamente ontem comecei a praticar de verdade…

O boxe implica em luta marcial, somente com contato por punho, tanto na defesa quanto no ataque, mas o boxe não consiste só nisso. Existe todo um movimento corporal intenso de rotação, giro de quadris, saltos baixos, alongamento, reflexo apurado,  movimentos de cabeça, de ombros e abdominais (eles precisam estar durinhos)… e pra mim, o boxe, assim como a natação, é um esporte completo! Desde o treinamento, até chegar o ‘vamos ver’, ele mexe com todos seu corpo. O aquecimento básico do boxe é a corda, pois ela exige do atleta uma desenvoltura, relaxamento e reflexo, tudo ao mesmo tempo, para poder pular a corda corretamente, além do gingado que o boxe tem. Além do tanto de calorias que são gastas nesses movimentos!

Vamos aos números:

1 h de bicicleta – 252 kcal
1 h de bicicleta ergométrica – 500 kcal
1 h de corrida em esteira – 320 kcal
1h lutando boxe – 600 a 700 kcal

30 min pulando corda – 440 kcal
30 min de spinnign – 400 kcal

De longe o boxe é um excelente queimador, e o melhor é que você não tem a necessidade de ficar parado, que nem um bobo, puxando peso, contando até 15, e sentindo dor… o boxe é um esporte fascinante, com muita técnica, e o treino é uma delicia! O bom seria você ter um instrutor que fosse realmente boxer, como é o meu caso, o meu é um ótimo instrutor e manda muito bem nas aulas!

Você precisa de um material básico para treinar, na verdade, no início nem precisaria de nada… mas para as aulas de treino você precisa da faixa para as mãos (que ficariam dentro das luvas e que te dão uma posição exata de como ficar com as mãos), que é facilmente encontrada em lojas de materiais esportivos.  Pelo que observei, os preços dessas faixas saem R$ 20,00 o par, e da marca EVERLAST.(Boxing Handwraps). Além  isso você precisa de um par de luvas, que a principio não precisa ser ‘profissional’, pode ser uma mais barata, que não passa de R$ 60,00. O bom desses materiais é que eles duram anos, se bem cuidados!

E a última coisa que posso te falar é: DIVIRTA-SE. O boxe é super divertido, você aprende concentrar-se, pensar rápido, e a malhar muito forte!

Alguns links:
Boxe – WIKI
História da Everlast
Liga de Boxe

beijos
Lexa

3 comentários
  1. luana permalink
    Dezembro 7, 2008 12:37

    Nossa é muito maneiro lutar boxe …se deus quizer eu vou começar logo …
    Isso é um esporte tambem um dos meus favoritos .

    Por ser um garota ,sofro algum preconceito …mais nada de mais desse preconceito eu so me fortaleço….

    meu outro esporte favorito e futisal sao os dois mais incriveis que eu adimiro muito …..

    se deus quizer começarei a praticar ..BOXE ..

    rsrsrsr ..

    bjos…

    isso nao divia ser preconceito ….

  2. PAMELA CRISRINA permalink
    Janeiro 16, 2009 14:43

    eu adoro o boxe mas na minha cidade nao tem com treina tenho 17 anos e queria luta mas como
    adoro boxe eahei de mais

  3. Rebeca Camila permalink
    Março 26, 2009 19:01

    Bom eu luto boxe a 3 anos e tbm sou taekwondista…hehehe..
    amo artes marcias…se eu pudesse faria a maioria…
    bjãoo garotas Saudações esportivas..

Os comentários estão fechados.

